A Boss e a Sola Sound se uniram para lançar o pedal Boss TB-2W Tone Bender. A proposta é oferecer uma reprodução sonora do pedal Tone Bender MKII, que se tornou um clássico entre os fuzz.
O Boss TB-2W Tone Bender MKII foi construído a partir de um original Tone Bender MKII (número de série 500) direto do acervo da Sola Sound como referência. Os engenheiros recriaram toda a sonoridade do pedal e a resposta de dinâmica expressiva através do conceito Waza Craft.
Disponível numa fabricação limitada, cada Boss TB-2W apresenta transistores de germânium cuidadosamente testados para otimizar o timbre, uma chave de voltagem de três vias, operação true ou buffered bypass selecionável e um circuito refinado para uma performance ultra consistente em cada pedal.
“Ouvido em inúmeras gravações clássicas da década de 60 até hoje, o som encorpado do Tone Bender, sua voz única e o sustain suave estão cravados para sempre na história do rock e da música pop”, diz o texto de divulgação da Boss.
Com produção limitada, o Boss TB-2W Tone Bender MKII estará disponível no Brasil a partir do segundo trimestre de 2021.
Recursos padrão – Boss TB-2W Tone Bender
- Reprodução sonora autêntica do lendário fuzz Tone Bender MK II de 1960
- Chave seletora de voltagem de três vias para moldar totalmente o timbre e a resposta
- Operação true bypass ou buffered bypass selecionável
- Produção limitada devido a disponibilidade dos componentes
- Disponível no segundo trimestre de 2021 – mais detalhes em breve
A história do Tone Bender
O Tone Bender é um pedal de fuzz que vários guitarristas clássicos já usaram. Sob a supervisão da marca Sola Sound, a loja Macari’s Musical Instruments em Londres produziu inúmeras variações a partir do meio da década de 60, e muitos consideram a versão MK II como sendo o timbre definitivo do Tone Bender.
Quando a Boss e a Sola Sound discutiram pela primeira sobre a parceria para desenvolvimento do pedal Tone Bender MK II em 2017, foram notados desafios técnicos para alcançar o objetivo. O primeiro deles foi buscar os raros e vitalmente importante transistores de germanium para o coração do circuito.
Os outros problemas incluíam as considerações sobre alimentação de energia e resistência a mudanças ambientais, o que seria primordial para alcançar o timbre autêntico do Tone Bender.
“Trabalhando com um desafio após o outro, nós fomos capazes de superar todos eles sem comprometer nossa determinação e com uma atenção cuidadosa aos menores detalhes. Enquanto a BOSS e a Sola Sound têm histórias totalmente diferentes, ambas as empresas tem buscado alcançar o melhor timbre”, diz a Boss, em texto de divulgação.