Ninguém duvida que James Hetfield e Lars Ulrich sejam os compositores mais famosos do Metallica. O guitarrista Kirk Hammett, entretanto, foi responsável por escrever alguns dos riffs mais importantes da história dos gigantes do thrash metal.
Para ilustrar a valiosa contribuição de Kirk, a Ultimate Guitar listou 8 riffs que foram compostos pelo guitarrista. A relação inclui clássicos absolutos como “Enter Sandman”, “Master of Puppets” e “Creeping Death”.
O artigo lembra, ainda, que Kirk contribuiu em faixas mais recentes, como na música “My Apocalypse”, lançada no álbum “Death Magnetic” (2008). Outras composições icônicas com participação do guitarrista incluem “Battery” e Disposable Heroes”, ambas do “Master of Puppets” (1986).
Kirk Hammett, “Enter Sandman” e “Master of Puppets”
Algumas das músicas mais famosas da discografia do Metallica possuem o dedo de Kirk Hammett. No clássico “Master of Puppets”, por exemplo, o guitarrista compôs o riff que aparece no pré-refrão.
Já a inspiração para o riff principal de “Enter Sandman” veio de um álbum que ele estava ouvindo bastante na época: “Louder Than Love”, do Soundgarden. A publicação lembra que vários riffs do “Black Album” surgiram a partir de ideias de Kirk e do baixista Jason Newsted, que depois foram remodeladas por James e Lars.
Riffs do Metallica feitos por Kirk Hammett
“Bleeding Me” (do álbum “Load”)
“My Apocalypse” (“Death Magnetic”)
“Master of Puppets” (“Master of Puppets”)
“Battery” (“Master of Puppets”)
“Disposable Heroes” (“Master of Puppets”)
“Creeping Death” (“Ride the LIghtning”)
“Trapped Under Ice” (“Ride the Lightning”)
“Enter Sandman” (“Metallica”, mais conhecido como “Black Album”)
Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda