Luis Vagner Guitarreiro, referência da guitarra no Brasil, morre aos 73 anos

Guitarrista foi fundamental para o desenvolvimento do samba-rock e do reggae no Brasil
Foto: Edu Defferrari / divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Morreu aos 73 anos o músico gaúcho Luis Vagner Guitarreiro, referência da guitarra no samba-rock e no reggae brasileiro. Com décadas de carreira, o artista foi o responsável por introduzir no Brasil, ao lado de seu amigo Jorge Ben Jor, um estilo mais swingado de tocar o instrumento.

A causa da morte específica não foi informada, mas de acordo com o produtor musical e amigo Claudiomar Carrasco Martins, em entrevista ao G1, Luis Vagner Guitarreiro estava debilitado por ter sofrido dois AVCs. O músico faleceu no último dia 9 de maio, em sua casa em Itanhaém, litoral de São Paulo.

Apesar dos recentes problemas de saúde, o artista estava em atividade nos últimos tempos. Em 2020, após hiato de 18 anos, ele lançou o álbum “Samba, Rock, Reggae, Ritmos em Blues e Outras Milongas Mais”.

A carreira de Luis Vagner Guitarreiro

Nascido na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, Luis Vagner deu início à sua trajetória como membro da banda Os Jetsons. O grupo seria renomeado para Os Brasas ainda na época da Jovem Guarda.

Já nos anos 1970, o músico passeou por diversos estilos musicais, com destaque ao samba-rock, presente em discos como “Simples” (1974) e “Coisas e Lousas” (1975). Na década de 80, adicionou o reggae jamaicano ao seu repertório.

Há diversas parcerias com nomes consagrados da música brasileiras em seu currículo, a exemplo de Tim Maia, César Camargo e Mariano. Jorge Bem também era um grande parceiro do artista e chegou a compor a música “Luiz Wagner Guitarreiro”, com a letra “W”, em homenagem ao amigo.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp