Como é trabalhar com Jason Becker nos dias de hoje? Marty Friedman revela

Os dois guitarristas foram parceiros na banda Cacophony, no final dos anos 80
jason becker

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista Marty Friedman revelou como é trabalhar nos dias de hoje com Jason Becker, seu antigo companheiro de guitarra na banda Cacophony. Becker, que desde os 20 anos sofre com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), perdeu quase todos os movimentos do corpo.

Mesmo com esse enorme empecilho, Becker seguiu produzindo música nova a partir de um sistema revolucionário criado pelo pai, onde ele se comunica a partir do movimento dos olhos. O álbum mais recente do músico, “Triumphant Hearts”, foi lançado em 2018 e conta com a participação de grandes nomes da guitarra, como Steve Vai, Paul Gilbert, Joe Bonamassa e Uli Jon Roth.

Em entrevista à Ultimate Guitar, Marty Friedman, que também colaborou com o disco, destacou que trabalhar com Jason Becker “não é tão diferente” do que seria com uma pessoa sem as condições especiais do músico.

“Temos uma longa estrada juntos. Sabemos o estilo um do outro. Sempre me certifico de que ele seja brutalmente honesto e rigoroso comigo sobre o que ele quer de mim”, afirmou.

Jason Becker e a esclerose lateral amiotrófica

Jason Becker foi diagnosticado com a ELA, uma doença generativa e sem cura, no início da década de 1990. O problema de saúde é responsável por causar a morte dos neurônios de controle dos músculos voluntários, fazendo com que o paciente perca todos os movimentos do corpo.

O guitarrista era um dos virtuosos mais promissores do fim da década de 1980, ao formar o duo Cacophony, com Marty Friedman. Com apenas 19 anos de idade, entrou para a banda de David Lee Roth, então ex-vocalista do Van Halen, mas começou a sentir sintomas da ELA enquanto gravava o primeiro álbum ao lado do cantor, “A Little Ain’t Enough” (1991).

Embora tenha concluído as gravações do disco, Becker não conseguiu fazer a turnê de divulgação. Rapidamente, perdeu os movimentos do corpo, mas seguiu trabalhando como compositor. Ele se comunica a partir de um sistema inovador, desenvolvido pelo pai, Gary Becker, onde escolhe letras, notas e acordes a partir do movimento dos olhos.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp