Os chamados roadies, ou técnicos de guitarra, desempenham papel fundamental durante os shows de uma banda. Mas quem inventou essa profissão? Segundo Pete Townshend, lendário guitarrista do The Who, seu técnico, Alan Rogan, teria sido o primeiro a desempenhar essa função, no início de sua carreira.
Antes, esses profissionais até existiam, mas apenas trocavam as cordas dos guitarristas, sem chegar a afinar o instrumento. Quando começou a trabalhar com Pete, Alan foi orientado a também deixar os modelos com suas afinações devidas.
Esse diferencial é justamente o que, na visão de Pete, classificaria Alan como o primeiro roadie da história. “Lembro que eu dei muito trabalho para ele. Eu falava: ‘Cara, você precisa afinar minha guitarra também. Não é só trocar as cordas’. Posso dizer que inventei o roadie!”, explicou o músico do The Who em entrevista para a Guitar Magazine.
Pete Townshend e a invenção do roadie de guitarra
Ainda no começo do The Who, Pete Townshend constatou que nenhuma banda tinha um profissional dedicado a atender demandas dos guitarristas durante o show. “Lembro que fui em uma apresentação do Crosby, Stills, Nash & Young e eles mesmos que trocavam as próprias cordas”, lembrou Pete.
Considerado um visionário do rock inglês, Townshend conta que também contribuiu para a criação do histórico amplificador Marshall de 100 watts. Além disso, é de conhecimento público que ele ajudou na construção da imagem clássica do “guitar hero”, com uma postura enérgica no palco.
Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda