Pete Townshend tocando uma Stratocaster vermelha

Em recente declaração, Pete Townshend analisou o momento atual da guitarra elétrica e explicou como o instrumento perdeu espaço para outras sonoridades.

“A guitarra pode estar perdendo terreno, mas, em parte, é porque, se você passar uma hora no Instagram ou no YouTube, rapidamente descobrirá pessoas desconhecidas tocando da mesma maneira que um grande violinista de orquestra, como Yehudi Menuhin. São virtuosos do mais alto nível. Eles podem fritar como Eddie Van Halen ou tocar jazz como John McLaughlin. Eles literalmente esgotaram as possibilidades do instrumento”, afirma.

Publicidade

Leia também: Há 48 anos, Pete Townshend era preso em cima do palco

Novo rock

O músico prossegue: “Esse tipo de virtuosismo já está acontecendo com o rap baseado em beatbox e com o pop suportado por laptops. Tudo vai mudar de novo, talvez mais rápido do que com a  guitarra, quem sabe?”.

De acordo com Pete, o hip-hop substituiu a música com guitarra como trilha sonora de rebelião. “O rock baseado em guitarra é que está perdendo terreno, e não o rock em si. O hip-hop é rock para meus ouvidos: música para o bairro, para a rua, para os desprovidos de direitos… Para os oprimidos, os jovens, os ignorados”.

Quer saber mais sobre Pete Townshend? Então visite o site oficial da banda The Who.