O guitarrista Tony Iommi, do Black Sabbath, tentou usar cordas de banjo após ter se acidentado, ainda na década de 1960. O músico perdeu as pontas de seus dedos indicador e médio, da mão direita, no último dia de trabalho em uma fábrica.
A tentativa relacionada às cordas de banjo, ocorrida quando ele tinha 17 anos, foi revelada em entrevista em um evento no Musicians Institute, transcrita pelo Ultimate Guitar.
“Passei a tentar cordas mais leves. Claro, não existiam cordas leves na época, todas eram mais pesadas. E se você tem dedos normais, está ok, mas quando se está assim, é algo dolorido. Então, tive que fazer uma configuração própria e comprei cordas de banjo”, afirmou.
Tony Iommi e a leveza das cordas de banjo
A opção pelas cordas de banjo, segundo Tony Iommi, foi considerada pela leveza do material. “Abaixei a tensão, para que ficasse tudo mais leve. Usei dessa forma por anos. Então, dizia às companhias de cordas: ‘vocês poderiam fazer cordas mais leves’. E eles diziam que isso nunca venderia. Peculiar, não?”, disse.
Depois de conversar com diversas empresas, Iommi encontrou a Picato, no País de Gales. “Eles disseram que fariam as cordas mais leves para mim. Então, fizeram uma configuração própria e eu as uso por anos. Claro, outras empresas começaram a fazer também. É irônico: você precisa provar tudo antes de todos aceitarem e tentarem fazer”, afirmou.