Tony Iommi odeia o solo que ele mesmo fez em ‘Paranoid’, do Black Sabbath, e revela o porquê

A música 'Paranoid' é um dos maiores clássicos da carreira do Black Sabbath, além de ser o maior hit da banda em termos de paradas de sucesso, mas o guitarrista Tony Iommi não curte a forma como soa o solo que ele mesmo fez para a faixa.
Tony Iommi em preto e branco

A música ‘Paranoid’ é um dos maiores clássicos da carreira do Black Sabbath, além de ser o maior hit da banda em termos de paradas de sucesso. Na época, a faixa chegou ao quarto lugar nos charts do Reino Unido e se destacou e outros países. Entretanto, o guitarrista Tony Iommi revelou odiar uma das passagens mais notáveis da música: o solo.

Em entrevista ao site da revista ‘Kerrang!‘, ele explicou o motivo pelo qual não gosta de sua própria performance no solo da canção, presente no álbum que também é intitulado ‘Paranoid’, de 1970.

Tony Iommi e o solo de ‘Paranoid’

Iommi contou que não se trata, especificamente, dos fraseados de guitarra. O que o músico realmente não curte naquele solo é a sonoridade de um dos efeitos aplicados pelo produtor Rodger Bain – uma espécie de modulação em anel, o mesmo presente na voz do cantor Ozzy Osbourne em ‘Iron Man’, faixa do mesmo disco.

“Rodger adotou esse efeito no solo de guitarra de ‘Paranoid’. De início, falei: ‘Que diabos é isso? Soa horrível’. Entretanto, eles seguiram adiante e deixaram o solo dessa forma no álbum”, afirmou.

A implicância de Tony Iommi com o solo na gravação de ‘Paranoid’ acabou sumindo ao longo do tempo. “Agora, já me acostumei com isso”, revelou, bem-humorado.

Vale destacar que a música ‘Paranoid’ foi colocada de última hora no álbum de mesmo título. As outras faixas já estavam prontas, mas Rodger Bain pediu mais uma composição para a banda, com o intuito de chegar a um tempo de duração maior para o disco.

O baixista Geezer Butler compôs a letra de ‘Paranoid’ em questão de minutos. Tony Iommi, por sua vez, apresentou os riffs de forma bem rápida e tudo foi gravado no mesmo dia. Criatividade no auge.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!