O guitarrista Mark Tremonti já ganhou diversos prêmios e marcou época em bandas como o Creed e Alterbirdge. De uns tempos para cá, entretanto, o músico revelou que está com dificuldades para melhorar sua técnica de econony picking.
O maior desafio, segundo Tremonti, está sendo dominar essa habilidade enquanto toca uma digitação com sequência de notas de cinco em cinco. “Eu sei o que preciso fazer, mas acho que minha palhetada é muito agressiva, especialmente quando preciso saltar de corda”, explicou.
O assunto foi comentado durante uma aparição do guitarrista no quadro “Guitar Autopsy”, do canal RustyCooley, no YouTube, com trechos transcritos pela Ultimate Guitar. Mark Tremonti disse que embora consiga tocar em casa com a ajuda de um metrônomo, no palco sua performance seria uma “bagunça total”.
Mark Tremonti e a técnica economy picking
A técnica que Mark Tremonti se refere é conhecida como economy picking e consiste em tocar com palhetada alternada e só usar o sweep quando for trocar de corda. A ideia é fazer com que o guitarrista economize esforço e assim consiga mais velocidade e precisão.
Dentre os guitarristas que mais se destacam nessa técnica está Eric Johnson, citado por Tremonti durante a entrevista. Ela pode ser encontrada, por exemplo, em algumas passagens de “Cliffs of Dover”, um dos seus maiores sucessos.