Entre todos os registros de estúdio do Soundgarden, o EP “Screaming Life” (1987) e o disco “Superunknown” (1994) sempre foram considerados pelo guitarrista Kim Thayil como seus favoritos. Com o aniversário de 30 anos de “Badmotorfinger” (1991), entretanto, o músico afirmou que passou a considerar o álbum como o melhor da carreira da banda.
“Sempre considerei o ‘Screaming Life’ e o ‘Superunkown’ como os melhores, por causa do material, produção e o sentimento da banda nessa época. Mas agora, passei um bom tempo ouvindo o ‘Badmotorfinger’ e pude redescobrir, por exemplo, o excelente trabalho do nosso diretor artístico Josh Graham. Comecei a ouvir partes da bateria e da guitarra que antes eu não tinha prestado atenção. Isso deu uma cor nova para o material”, disse.
O assunto foi comentado por Kim Thayil durante entrevista para a Guitar World, que teve como tema principal o aniversário de 30 anos de “Badmotorfinger”. O guitarrista aproveitou a oportunidade para contar outros aspetos que considera especiais no álbum. “Acho o disco bem profundo. Tem umas viagens nele. Pouco antes de lançarmos, já sabia que tínhamos composto algo que estava prestes a explodir”, refletiu.
Kim Thayil e o Soundgarden
Fundado na cidade americana de Seattle, no estado de Washsington, o Soundgarden foi um dos nomes mais importantes do movimento grunge. Desde 1984 – ano da fundação – o grupo contou com Kim Thayil nas guitarras. Além de ser responsável por dezenas de sucessos, a banda também é famosa por ter contado com o saudoso vocalista e guitarrista Chris Cornell entre seus integrantes.