As tablaturas e seu sistema com números e linhas representando as casas e cordas da guitarra costuma ser o método preferido dos guitarristas na hora de ler e aprender uma música. Mas qual será a opinião de Kiko Loureiro, do Megadeth, sobre pessoas que preferem essa técnica às tradicionais partituras musicais?
Em vídeo no seu canal de YouTube, Kiko Loureiro explicou que tudo depende de qual é o seu trabalho como músico. “Eu acho que você deve usar as tablaturas. Não vejo problema nisso. Claro que depende do tipo do seu trabalho, dos outros músicos que tocam com você. Talvez você precise escrever as notas, mas para aprender coisas complicadas certamente é mais fácil aprender o sistema com os números. Até porque você tem lugares diferentes para as mesmas notas na escala, é diferente de outros instrumentos”, explicou.
Em outro trecho, Kiko Loureiro explicou que ele próprio não vê necessidade de se dedicar ao processo de se tornar fluente na leitura de partitura. “Agora, se você acha que aprender a ler partitura é algo fundamental, eu dedicaria algumas horas por dia para isso. Comece com uma melodia simples e evolua a partir daí. No meu caso, não preciso aprender a ler partitura para tocar no Megadeth ou na minha carreira solo. Eu leio às vezes, quando preciso ler uma melodia em um songbook. Não sou um ótimo leitor, mas posso fazer. No show do Megadeth, não posso ficar com uma estante cheia de partituras, preciso memorizar!”, completou.
Kiko Loureiro e o Megadeth
Quem é fã de Kiko Loureiro pode assistir a diversos outros vídeos em seu canal no YouTube enquanto se prepara para o lançamento do próximo álbum do Megadeth, que se chamará “The Sick, The Dying And The Dead” e ainda não tem data de lançamento confirmada.