Os boatos de um pedal simulador de amplificadores, gabinetes, pedais de ganho e suas combinações por parte da gigante do segmento digital IK Multimedia tornou-se realidade. Após lançar o já aclamado plug-in ToneX, que permite capturar com incrível fidelidade o som de amplificadores e gabinetes microfonados, a empresa foi além e adicionou o pedal ToneX à sua linha “X” de pedais (AmpliTube X-Drive, X-Vibe, X-Time e X-Space).
O pedal ToneX, assim como o plug-in de mesmo nome, conta com a tecnologia de Inteligência Artificial – AI Machine Modeling, para ser mais preciso – para trazer mais realismo à sua performance. A IK Multimedia não economizou nas especificações técnicas, no entanto, manteve um leiaute bastante simples e fácil de operar.
Eles já abrem o jogo com uma conversão de 24 bits e 192 kHz, com resposta entre 5 Hz e 24 kHz, e 123 dB de alcance dinâmico – uma qualidade que nem muitos processadores de efeito topo de linha do mercado possuem. Além disso, o pedal conta com a possibilidade de carregar vários Impulse Responses ao mesmo tempo com a tecnologia VIR™, além de possuir um carregador de Impulse Responses para que o usuário use seus próprios arquivos.
Leia também: Fuhrmann lança pré-amplificador Clean, com tecnologia Impulse Response
Agora, olhando para o pedal, dá para ver que ele foi desenvolvido pensando na facilidade de uso por conta dos poucos controles e inteligentes escolhas no leiaute. É possível customizar tranquilamente os parâmetros de ganho, graves, médios, agudos e volume através dos botões no painel frontal.
Esses mesmos botões também podem controlar parâmetros mais avançados, como reverb, compressor, noise gate, presença e profundidade apenas girando-os enquanto pressionados. Esses mesmos botões também podem controlar parâmetros mais avançados, como reverb, compressor, noise gate, presença e profundidade apenas girando-os enquanto pressionado o botão de parâmetro.
A disposição dos três footswitches, permitindo acessar três diferentes presets por vez, notavelmente foi escolhida pensando em apresentações ao vivo. Esses três presets podem ser guardados em até 50 bancos diferentes, totalizando 150 sons possíveis dentro do pedal, além da integração via MIDI permitir que o pedal seja operado à distância e integrado com outros equipamentos para realizar shows mais complexos.
E como se tudo isso não fosse suficiente, o ToneX conta com uma saída de fones de ouvido para operação silenciosa, uma entrada de pedal de expressão que pode controlar qualquer parâmetro dentro da unidade, ele funciona como uma interface de áudio USB de altíssima qualidade, inclui o software de organização dos presets e também o próprio plug-in ToneX em sua versão MAX.
O lançamento do pedal ToneX deixa claro para a concorrência que a IK Multimedia não está a passeio e a possibilidade de trazer os milhares de sons que já estão disponíveis gratuitamente na ToneNET – rede social da IK para compartilhamento de capturas – traz para nós, consumidores, mais um incrível produto que promete facilitar ainda mais a vida daqueles músicos que buscam versatilidade e praticidade para os seus setups.
Quanto custa o pedal Tonex da IK Multimedia?
O preço do produto está dando o que falar entre os amantes da guitarra, pois ele se torna uma alternativa muito mais econômica se comparada a produtos como Kemper, Fractal, Helix ou Quad Cortex.
ToneX chega ao mercado por 399 dólares (aproximadamente R$2.000,00)
Para mais informações, acesse a página do produto aqui.