Tipos de captadores de guitarra: conheça os formatos e sons

Descubra as principais características dos captadores single-coil, humbucker, P90, stacked, mini-humbucker, little e piezo
Foto de irinkavasilinka via Depositphotos

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Para muitos, os captadores são nada menos do que a alma da guitarra elétrica, já que desempenham papel fundamental no timbre. No entanto, existem muitos tipos de captadores de guitarra, cada um com seus prós e contras. 

Neste guia, vamos explorar as principais características construtivas e sonoras dos captadores single-coil, humbucker, P90, stacked, mini-humbucker, little e piezo. Além disso, você vai descobrir qual é a diferença entre captador ativo e passivo para guitarra. 

Então, prepare-se para mergulhar no mundo dos captadores e liberar todo o potencial do seu instrumento!

O que é um captador de guitarra?

Antes de mais nada, é interessante entendermos o conceito e como funciona um captador de guitarra. De forma simples, a função do captador pode ser comparada à de um microfone. Ou seja, ele capta o toque nas cordas e transmite a informação para outros equipamentos. 

Os captadores possuem ímãs que geram um campo magnético. À medida que as cordas vibram, ocorre uma modificação no magnetismo, resultando na geração de uma corrente elétrica. 

Normalmente, os ímãs utilizados nos captadores são de alnico ou cerâmica. O primeiro é conhecido pelo som mais macio e vintage, enquanto o outro se destaca pelos timbres cortantes e agressivos. 

Em seguida, o sinal é encaminhado por meio de um cabo ou sistema sem fio até um amplificador, um pedal de efeito ou uma interface de áudio, por exemplo. 

Vale citar que os vários tipos de captadores de guitarra podem ser classificados em passivos e ativos. O primeiro é mais comum, com som orgânico e dinâmico. Já o segundo oferece um timbre mais moderno e comprimido, incluindo um pré-amplificador alimentado por bateria. 

Tipos de captadores de guitarra

O single-coil e o humbucker são os formatos de captador de guitarra mais conhecidos. No entanto, outros tipos apresentam colorações tonais únicas, como o P90 e o mini-humbucker, sem esquecer o little, o piezo e o stacked.

Em seguida, confira a diferença entre os diversos tipos de captadores para guitarra!

Single-coil

O single-coil tem apenas uma bobina e também é chamado de captador simples. Normalmente associado às versões tradicionais das guitarras Fender Stratocaster e Telecaster, esse captador oferece um som vibrante e cristalino, mais agudo e magro do que um humbucker ou P90. 

Acima de tudo, o single-coil proporciona uma experiência sonora excepcional em timbres limpos ou levemente distorcidos, com um estalado marcante. Por isso, cai muito bem para blues, rock, country, funk, worship, indie, neo soul e gêneros similares. 

Porém, com altas doses de saturação, o som costuma perder definição. Além disso, o ruído natural desse tipo de captador, denominado 60-cycle hum, é ampliado com o uso de overdrive. Por isso, músicos de sonoridades mais extremas evitam o formato. 

Humbucker

O humbucker é um captador de duas bobinas — por isso, é também conhecido como “duplo”. A princípio, foi criado com o intuito de eliminar o ruído natural presente nos captadores single-coil. De certa forma, é como se dois captadores simples estivessem trabalhando juntos.

No entanto, a sonoridade do humbucker é muito particular, com graves cheios, médios proeminentes e agudos redondos, além de mais volume de saída. Como resultado disso, esse tipo de captador de guitarra brilha com overdrive e distorção. Ou seja, é ótimo para rock e metal.  

Assim, o humbucker integra vários instrumentos icônicos e tradicionais, como as guitarras Les Paul, SG e ES-335 da Gibson. Ao mesmo tempo, o humbucker é o tipo de captador mais usado por marcas de sonoridade moderna, como Ibanez, PRS e Jackson. 

P90

Embora o P90 seja também considerado um captador simples em sua essência, apresenta construção e timbre bem característicos. Chamado também de soapbar, esse formato apresenta ruído natural. É consideravelmente maior do que um single-coil comum. 

O timbre do P90 é um meio-termo entre single-coil e humbucker. Assim, possui mais corpo e saída do que o primeiro, mas é mais magro do que um captador duplo. Trata-se de um dos tipos de captadores de guitarra mais antigos, presente em variações da SG e Les Paul, entre outras guitarras. 

O P90 é muito usado em sonoridades como blues, rock, punk e indie, com uma mordida agressiva, mas muito orgânica. No entanto, ele não é tão comum no metal moderno, já que pode ser tornar “barulhento” com altos níveis de distorção. 

Stacked

Aparentemente, o captador stacked parece muito um single-coil. No entanto, ele conta com duas bobinas empilhadas. O objetivo não é gerar um som de humbucker, mas eliminar o ruído natural do captador simples mantendo o timbre original desse tipo de construção.

Na prática, o captador stacked se mostra silencioso, mas perde um pouco da essência brilhante e estalada de um single-coil padrão. Por isso, não é o preferido dos guitarristas mais puristas. Mas é inegável que esse tipo de captador de guitarra tem seu valor.

É importante frisar que as principais fabricantes do segmento estão aprimorando a tecnologia stacked constantemente. Portanto, a qualquer momento pode surgir um novo modelo capaz de eliminar os ruídos sem alterar a sonoridade clássica do single-coil. 

Mini-humbucker 

O mini-humbucker é um captador duplo em um formato menor. Dessa forma, tem cancelamento de ruído e um timbre ainda encorpado, mas que se mostra ligeiramente mais cristalino e destacado do que um humbucker normal.

Normalmente, o mini-humbucker pode substituir um captador P90 sem a necessidade de alterações na guitarra. O modelo está presente em alguns instrumentos específicos, como as guitarras Gibson Les Paul Deluxe e Nighthawk. 

Little

Esse tipo de captador de guitarra é um humbucker no formato de single-coil. Dessa forma, pode ser instalado no lugar de um single sem modificar o instrumento. Por isso, é o captador mais popular para “apimentar” a posição da ponte de uma Stratocaster. 

Ah, existem vários nomes para esse tipo de captador: little humbucker, junior, parallel coil, hot rail e por aí vai. Falando nisso, muita gente o considera um mini-humbucker, pois também se trata de um captador duplo de tamanho reduzido.

Piezo

Por fim, apesar de ser mais comum em violões, o captador piezo também está presente em alguns modelos de guitarra elétrica. Essa variação funciona captando a vibração da corda e do próprio instrumento. Normalmente, o piezo fica embaixo da ponte.

Dessa forma, esse tipo de captador de guitarra entrega um sinal amadeirado e nasal, que funciona muito bem com simulações acústicas. Por isso, muitos músicos profissionais optam por guitarras com captador piezo ao vivo, dispensando o uso de um violão. 

Confira outros conteúdos na revista Guitarload!

Você deve ter percebido que explorar os diferentes tipos de captadores de guitarra é uma jornada fascinante, né? Afinal, cada versão oferece uma paleta sonora única, permitindo que o guitarrista desenvolva seu próprio estilo. Então, que você encontre o captador ideal!

Ah, você gostaria de se informar ainda mais sobre o universo da guitarra? Portanto, saiba que a Guitarload é uma revista online que oferece uma variedade de conteúdos incríveis, incluindo entrevistas exclusivas, lições e novidades do mercado. Não deixe de conferir!

Hoje, encerramos por aqui! Desejo muitos bends para você. Abraço!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp