Quem assistiu ao filme De Volta Para o Futuro, certamente se lembra da cena em que o personagem Marty McFly, interpretado por Michael J Fox, faz um solo arrasador para o clássico Johnny Be Good, de Chuck Berry.
Na cena, o guitarrista está usando uma Gibson ES-345, mas o instrumento usado na gravação não é o que ficou eternizado na cabeça das pessoas. Na verdade, a guitarra usada em estúdio foi uma Strato com Floyd-Rose, da marca norte-americana Valley Arts.
Quem revelou os bastidores da gravação foi o próprio guitarrista Tim May, que registrou em estúdio os solos e riffs para o filme. Em entrevista ao fundador da Vertex Effects, Mason Marangella, Tim contou mais sobre a sessão de gravação que entrou para a história.
Gravação deveria abranger estilos de Chuck Berry a Eddie Van Halen
“Eu escolhi essa guitarra porque tinha a opção de usar a minha Les Paul ou a minha 335, mas a orientação que recebi foi: ‘Queremos seguir essa performance desde o estilo dos anos 50 de Chuck Berry até o presente’, que era algo como o estilo do Van Halen. Queremos abranger a história da guitarra desde lá até aqui”, revelou o músico.
Uma outra curiosidade é que a emblemática cena do filme teria se passado em 1955. Só que a Gibson ES-345, modelo eternizado no filme, só foi lançado em 1958.
Assista abaixo à entrevista de Tim May ao canal da Vertex Effects: