Em nova entrevista, Tosin Abasi apontou os aspectos negativos da disputa técnica entre guitarristas, acirrada pelas mídias sociais.
“O que é péssimo no que estou fazendo é toda a parte das ‘olimpíadas da guitarra’… É algo tipo: ‘Ok, preciso ter certeza de que há alguma guitarra sofisticada tocando aqui.’”
Segundo o membro do Animals as Leaders, a exposição a vídeos de músicos virtuosos pode gerar uma pressão desnecessária, afastando o guitarrista de sua essência artística.
“Há muito talento por aí. Minha página ‘Explorar’ no Instagram tem guitarristas insanos. É incrível, mas também é como: ‘Oh, nunca serei tão rápido quanto esse cara’.”
| Leia também: Tosin Abasi sobre novo setup: ‘Nunca ouvi tanta clareza e definição antes’
Valor musical
Na entrevista com Devin Townsend, Tosin Abasi admitiu que enfrentou uma espécie de crise de identidade artística, motivada justamente pela comparação com outros instrumentistas.
“Talvez eu realmente não seja o guitarrista mais rápido e limpo, mas, ainda assim, não preciso fazer disso uma competição. Então, tive que me acalmar e perguntar: ‘Qual é o meu valor musical?’.”
Nesse contexto, valorizar aspectos como expressão e melodia pode ser a chave para lapidar a personalidade musical.
“Sabe, ninguém fica chateado com uma melodia que não consegue esquecer… Na verdade, isso pode ser mais difícil do que aumentar o metrônomo e acertar todas as notas. É aí que reside a poesia da música”, encerrou Abasi.