Paul Reed Smith garante que madeira altera som da guitarra: ‘Mas a internet diz que não importa’

Por outro lado, o luthier e fundador da PRS alertou que o músico é o elemento mais importante da equação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Paul Reed Smith acredita piamente na contribuição da madeira e de outros componentes para o som de uma guitarra elétrica. Ao mesmo tempo, porém, o fundador da PRS garante que alcançar um timbre cheio de personalidade depende diretamente do músico.

“Se você cobrir toda a guitarra com calafetagem de silicone, ela não vai vibrar muito bem, mas a internet diz que isso não importa. Desconsiderar a secagem e a seleção da madeira é como dizer que a madeira de um violino feito em Cremona não faz diferença, que se trata apenas do microfone.”

O luthier continuou: “Eu simplesmente não acredito nisso. Eu poderia contar histórias após histórias sobre a internet nos dizendo como fazer guitarras. Às vezes, eles sabem; na maioria das vezes, porém, eles não sabem. É um equação muito complicada.”

| Leia também: Tarraxas alteram som da guitarra? Novo design da PRS promete ‘mais musicalidade e vibração’

Equação sonora

Durante a entrevista com a Sweetwater, Paul explicou que a ponte e a pestana também mudam a sonoridade do instrumento. “Eu gostaria de poder culpar apenas a madeira. Olha, em muitas guitarras, o nut é feito do mesmo material que você usa para conectar o vaso sanitário à fossa. Você acha que é uma boa ideia?”

O profissional acrescentou: “O padrão da indústria de violão é o osso, porque os fabricantes chegaram à conclusão de que esse material é o melhor para a pestana. Portanto, o timbre é uma combinação de uma pilha de coisas.”

Apesar da opinião contundente de que a madeira e outros materiais alteram o timbre do instrumento, Paul reconheceu que, no fim das contas, a habilidade e a paixão do guitarrista são os aspectos mais importantes da equação. 

“Olha, um guitarrista incrivelmente bom sempre soará como ele mesmo, não importa que guitarra esteja segurando. É algo poderoso. O que estou tentando fazer é criar uma ferramenta melhor para que os músicos possam ser eles mesmos. É isso que estou buscando.”

As informações são dos sites Guitar.com e Ultimate Guitar

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp