O chamado “brown sound”, timbre característico de Eddie Van Halen, é uma das sonoridades que os guitarristas mais tentam replicar mundo afora. Nesse contexto, Joe Bonamassa elencou os principais aspectos para o inconfundível som de Eddie.
“Você sabe como ele conseguiu isso? Em primeiro lugar, estava nas mãos dele. Ele poderia tocar qualquer coisa e, ainda assim, soaria como Eddie Van Halen”, iniciou Bonamassa na entrevista com Jordi Pinyol.
| Leia também: O segredo do ‘brown sound’ de Eddie Van Halen, de acordo com Brian May
Sobre alto-falantes
De acordo com o bluseiro, contudo, a combinação de alto-falantes contribuiu bastante para o diferencial do timbre de Eddie Van Halen.
“A maioria das pessoas esquece que o gabinete com o qual aquelas gravações foram feitas no estúdio Sunset Sound estava equipado com alto-falantes JBL na parte superior e Celestions na parte inferior”, revelou Bonamassa.
“Eles microfonavam um alto-falante de cada e os misturavam. O JBL dava a ‘mordida’ e o Celestion fornecia o ‘calor’. Além disso, o grande plate reverb do Sunset Sound foi um fator importante. Mas Eddie podia tocar qualquer coisa e soar como ele”, encerrou.
Abaixo, veja a entrevista completa (em inglês):
As informações são da Ultimate Guitar.