Os guitarristas Steve Vai e Adrian Belew se juntaram em um novo projeto musical chamado Beat, que tem como foco executar o material da histórica banda King Crimson.
O supergrupo ainda conta com Danny Carey, baterista do Tool, e o baixista Tony Levin, que, assim como Belew, integrou o King Crimson. O quarteto recebeu a bênção de ninguém menos do que Robert Fripp, fundador do grupo inglês de rock progressivo.
Fripp postou nas redes sociais: “Este é o projeto sobre o qual Adrian Belew me ligou no outono passado, que apoio e incentivo totalmente. Falei sobre a banda com Steve Vai recentemente. Até sugeri o nome.”
Segundo informações do site Ultimate Guitar, Steve Vai afirmou sobre o grupo Beat: “Pessoalmente, vou levar todo o verão para tirar essas músicas, porque o guitarrista que tocou nessa banda era uma fera completa, um animal absoluto, com partes muito difíceis.”
A princípio, o projeto executará faixas de três discos do King Crimson lançados na década de 1980: Discipline (1981), Beat (1982) e Three of a Perfect Pair (1984). A primeira apresentação confirmada deve ocorrer no dia 17 de setembro, em San Diego, nos Estados Unidos.