Teemu Mäntysaari, guitarrista do Megadeth, explicou por que prefere aprender músicas de ouvido a usar tablaturas.
“Bem, já faço isso há muito tempo. Sempre fui muito detalhista. Então, para mim, o objetivo é sempre tentar realmente capturar a vibe original. Isso inclui nuances como o vibrato e a entonação. O tempo é muito importante também”, disse em entrevista a Rudi Messiah.
A importância de usar o ouvido
Segundo o músico finlandês, não basta apenas tocar as notas certas, mas entender profundamente aspectos como troca de acordes e escolha de escalas.
“O próximo passo talvez seja ser capaz de fazer isso no palco, sem olhar para os dedos. E, talvez, a etapa final seja quando você realmente não precisa mais pensar nisso tudo”, revelou.
Para obter esse resultado, Teemu não costuma usar tablaturas. “Normalmente, só uso meu ouvido, porque aprendi que grande parte das tablaturas da internet está errada de alguma forma”, contou.
Por outro lado, o músico recorre a recursos modernos em algumas situações. “Com as ferramentas tecnológicas de hoje, às vezes uso coisas como softwares de desaceleração e de mudança de tom, especialmente se for um trecho muito rápido ou algo que eu realmente não consiga entender.”
Em seguida, confira a entrevista na íntegra (em inglês):
As informações são da Ultimate Guitar.