Ritchie Blackmore e a guitarra Fender Stratocaster são figuras praticamente inseparáveis, mas nem sempre foi assim. Em recente entrevista, o guitarrista inglês recordou que tocava com uma Gibson nos anos 1960 — até o dia em que conheceu o roadie de Eric Clapton.
“Eu tenho uma pequena história sobre minha relação com Stratocasters. Eu estava no Deep Purple em 1969 e morava em Acton, Londres. Estávamos todos na mesma casa, a banda inteira, e o roadie de Eric Clapton foi até lá trazendo uma Strato com ele, acho que era preta”, iniciou.
Blackmore achou o instrumento interessante e fez uma oferta ao roadie. “Então, por 60 libras, comprei uma das Stratos antigas do Eric Clapton, que ele obviamente não quis, já que a deu para o roadie. Até então, sempre toquei com uma Gibson ES-335″, contou.
Strato branca
Na mesma entrevista para a Guitar World, Blackmore explicou por que optou por guitarras brancas. “Sempre fui fascinado pela Stratocaster branca. Lembro-me de Colin Manley, do grupo Remo Four, tocando com uma em 1966. Ele foi o primeiro guitarrista que vi com uma dessa branca. Foi majestoso.”
O ex-Deep Purple citou outros guitarristas que o influenciaram a adotar a cor branca como preferida. “Depois vi que Jeff Beck e Jimi Hendrix também tinham uma Strato branca. Assim, meu pensamento subliminar foi: ‘Eu realmente gostaria de comprar uma Strato branca um dia’”, finalizou.
As informações são da Ultimate Guitar.