De acordo com Richie Kotzen, os jovens guitarristas têm a tendência “bizarra” de se concentrar na técnica enquanto negligenciam aspectos como musicalidade e criatividade. Assim, a nova geração acaba fazendo “música para músicos”, o que é um erro, segundo o estadunidense.
“Eddie Van Halen, grande guitarrista, o melhor guitarrista, como você quiser defini-lo”, exemplificou Kotzen ao defender a ideia de que é possível “fazer boa música” que as pessoas comuns queiram ouvir, e não só guitarristas. “Esse é o maior componente”, completou.
“Abandono completo”
Na conversa com a Classic Album Review, Kotzen descreveu como enxerga a guitarra moderna. “Grandes músicos deveriam fazer ótimas músicas. Hoje, os grandes músicos tocam coisas impossíveis muito bem. Eles são ótimos nisso. Mas, para mim, está faltando esse outro componente”, explicou.
Além de Eddie Van Halen, o músico citou Steve Lukather como “um guitarrista incrível” que é capaz de fazer ótimas canções. “As habilidades no mundo da guitarra estão crescendo, mas há um abandono completo em fazer música”, disse Kotzen.
“É muito estranho. Muito bizarro. Isso não me afeta, porque todos os ótimos discos que gosto de ouvir já foram feitos. Mas é uma observação interessante ver como os músicos abandonaram a ideia de criatividade e se concentraram apenas na habilidade técnica”, finalizou.
Em seguida, confira entrevista (em inglês):
As informações são da Ultimate Guitar.