Para Andy Summers, abraçar as tecnologias modernas e suas vantagens é o caminho natural a seguir. Em nova entrevista, o ícone do The Police contou por que trocou os amplificadores valvulados pelo processador digital Fractal Audio Axe-Fx — mesmo com um pouco de peso na consciência.
“Acho que muitos de nós, guitarristas, pensam sobre isso agora… Se vamos utilizar os módulos digitais ou se queremos ir para o lado hardcore, usando um Fender Twin Reverb ou um Tweed com microfone e tudo mais”, disse durante o podcast On the Record.
Culpado?
Embora considere os amplificadores valvulados do final dos anos 1950 “incríveis”, o guitarrista diz que se rendeu aos simuladores. “Hoje estou mais propenso a usar o Fractal. Os tempos mudaram, e a tecnologia tornou-se brilhante. Tenho de dar crédito a esses caras também.”
Não foi só a praticidade que levou Summers a ir para o mundo digital. “Na atual era moderna, a modelagem parece ter chegado lá. Se você passa muito tempo no estúdio, sabe que o digital vai soar de forma excelente. Não é apenas conveniente; na verdade, a qualidade é muito boa”, explicou o músico.
Por fim, ele admitiu que se sente culpado por dispensar os tradicionais valvulados. “É uma espécie de jornada de culpa. Você pensa: ‘Oh, cara, eu deveria usar o verdadeiro Fender Tweed de 1959 com uma daquelas Gibsons ou Fenders.’ Esses equipamentos são muito caros agora. E o Fractal é incrível. Uso ao vivo também.”
Em seguida, confira a entrevista na íntegra (em inglês):
As informações são da Ultimate Guitar.