A Yamaha mais uma vez expandiu os limites da fabricação de instrumentos com sua inovadora série Upcycling Guitar. A iniciativa ecológica busca reduzir o desperdício, maximizar a eficiência do material e explorar o potencial de madeiras não convencionais na produção de guitarras.
Nesse contexto, a empresa criou duas variações sustentáveis do modelo Revstar, aproveitando restos de madeiras descartados na fabricação de outros instrumentos, como piano e marimba. A ação foi recentemente reconhecida na premiação alemã Red Dot Design Concept Award.
“Essas guitarras elétricas conceituais foram projetadas como parte de um projeto que busca criar novos instrumentos por meio da reciclagem de materiais não utilizados. Ambos os instrumentos aproveitam ao máximo as características das madeiras usadas”, divulgou a empresa.
Yamaha Upcycling Guitar
A guitarra Yamaha Piano Revstar utiliza madeiras como spruce, birch e maple, enquanto a Yamaha Marimba Revstar é feita de restos de rosewood. Acima de tudo, a intenção é demonstrar a versatilidade dos materiais e o potencial para criar instrumentos de alta qualidade a partir de fontes não convencionais.
Embora a iniciativa seja pontual nesse momento, a Yamaha informou que espera aprofundar o conhecimento em design e tecnologia no segmento. O objetivo é tornar mais eficaz o uso de madeiras e investir com mais afinco na produção de instrumentos musicais sustentáveis no futuro.
As informações são do portal Guitar Bomb. Para saber mais sobre o projeto sustentável, visite o site da Yamaha (texto em japonês).