Como usar plugins de guitarra no palco? Tudo o que você precisa saber

A tecnologia trouxe muitas possibilidades aos músicos, entre elas a de usar plugins de guitarra no palco. Saiba tudo sobre o tema aqui!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Tocar guitarra com programas digitais já é uma realidade em home studios e até em estúdios profissionais. Porém, utilizar esse tipo de sistema ao vivo não é tão intuitivo, o que acaba gerando muitas dúvidas. Assim, hoje vamos responder à questão: afinal, como usar plugins de guitarra no palco?

Em outras palavras, nossa missão aqui é explicar de forma clara e objetiva quais equipamentos de que você precisa para tocar com plugins ao vivo, os benefícios da abordagem e os cuidados que você deve ter em relação a esse tipo de setup digital. Ficou interessado em saber mais? Então continue a leitura!

5 vantagens de usar plugins de guitarra ao vivo

Antes de mais nada, é válido refletirmos sobre os principais motivos para usar plugins de guitarra no palco. Embora o mercado musical apresente vastas opções quando se trata de amplificadores, pedais e pedaleiras, não há como negar que um setup baseado em computador traz muitos benefícios:

  • Portabilidade: um notebook é pequeno e leve, cabendo no bolso da bag do instrumento, além de ser fácil de montar e configurar;
  • Custo: possivelmente você já tem um notebook, certo? Desse modo, usá-lo ao vivo diminui drasticamente o custo total do seu setup de guitarra;
  • Versatilidade: há inúmeros plugins de guitarra de alta qualidade disponíveis por aí, tanto gratuitos quanto pagos, para os mais variados gêneros musicais;
  • Recursos: tocar com um notebook permite o fácil uso de backing tracks, com a opção de gravar a performance com apenas um clique;
  • Consistência: você minimiza a variação sonora que ocorre de ambiente para ambiente, podendo usar os mesmos timbres de suas gravações.

Como usar plugins de guitarra no palco

Tenha em mente que não há uma única forma de usar plugins de guitarra ao vivo. Detalhamos aqui um sistema simples e eficiente, que serve de ótimo ponto de partida para a maioria das aplicações.

Dessa forma, confira quais são os equipamentos necessários para tocar com plugins de guitarra ao vivo!

Computador

Acima de tudo, você precisa de um computador, de preferência um notebook, já que oferece grande praticidade. Certifique-se de que a máquina tenha um bom processador e memória RAM suficiente, além de estar devidamente configurada. Afinal, ninguém quer travamentos ou bugs, certo? 

Ao mesmo tempo, é importante verificar se o computador apresenta as entradas e saídas necessárias para o devido emparelhamento com interfaces de áudio. Aqui, estamos falando principalmente de portas USB e Thunderbolt. Evite fazer “gambiarras” a todo custo!

Muita gente pergunta: é possível usar o celular para tocar com plugins de guitarra no palco? Sim, mas não é a forma mais recomendada. Isso ocorre porque muitos smartphones (e tablets) não têm entradas e saídas específicas para áudio, além de contarem com menor poder de processamento.

Interface de áudio

Agora é a vez de falar sobre a interface de áudio, outro aparelho importantíssimo ao usar plugins de guitarra no palco. Basicamente, é essa placa que permite ligar a guitarra ao computador sem perda de qualidade. Também é ela que manda o som processado para o mixer

Da mesma forma que o computador, a interface de áudio precisa ser altamente confiável. Dê preferência para modelos com conexões USB-C ou Thunderbolt 2, que propiciam comunicação rápida com o computador. Além disso, uma entrada P10 tipo Hi-Z é a ideal para ligar a sua guitarra à interface

Falando das saídas de áudio, evite placas que possuam apenas plugues RCA ou para fone de ouvido, ok? Cabos P10 ou XLR são os mais recomendados para mandar o sinal processado pelos plugins para a mesa de som. O técnico de áudio vai lhe agradecer!

DAW e plugins

DAW significa Digital Audio Workstation, termo que pode ser traduzido para estação de trabalho de áudio digital. Ou seja, nada mais é do que o programa de áudio que rodará os seus plugins. Por exemplo, Pro Tools, Ableton Live, Logic e Adobe Audition, entre outros. 

Caso você não queira colocar a mão no bolso, uma alternativa de qualidade profissional e que pode ser usada gratuitamente é o Reaper. Essa DAW tem a fama de ser leve, intuitiva e customizável, facilitando o uso de plugins de guitarra no palco. 

Em relação aos plugins, o leque disponível atualmente é enorme. Nesse sentido, algumas empresas que se tornaram referências nesse segmento são IK Multimedia, Positive Grid, ML Sound Lab, Native Instruments e Neural DSP (cujo artigo do link embasou muitas das informações deste texto). 

Outra dica quente: na edição de abril de 2024 da revista Guitarload, há uma matéria especial sobre os dez melhores plugins gratuitos para guitarra da atualidade. Não deixe de conferir! Com certeza muitos deles podem se tornar seus plugins de guitarra favoritos. 

Controlador MIDI

Por fim, para mudar as simulações, efeitos e bancos em cima do palco, é indicado o uso de um controlador MIDI. Assim, basta pisar nos footswitches para alternar entre os presets que você configurou. Isso evita que você tire as mãos do instrumento para mexer no computador. 

Existem controladores MIDI com plugue USB, o que facilita um bocado a ligação para quem vai usar plugins de guitarra no palco. Do contrário, é necessário que a interface possua conexão MIDI. Também é possível utilizar um adaptador MIDI para USB. 

Cuidados ao usar plugins ao vivo

Pronto, agora você já sabe de quais equipamentos precisa para tocar com plugins em shows. Como esse não é um setup tradicional, alguns cuidados especiais são necessários, veja só: 

  • Se preciso, ajuste a latência (atraso) do sinal por meio do recurso de buffer size da sua DAW;
  • Nivele o volume de seus presets para que a mudança de timbres seja equilibrada, assim como os ganhos de entrada e saída;
  • Busque não inserir muitos plugins na cadeia de sinal a fim de não comprometer o processamento do computador;
  • Faça muitos testes antes de usar o sistema ao vivo (em casa, ensaios etc.);
  • Para o show, feche programas desnecessários do computador e desabilite os sons de notificações do sistema operacional;
  • Tenha sempre um equipamento de backup caso algo dê errado (um pedal ou uma pedaleira, por exemplo).

Em seguida, assista a um vídeo do músico sueco Ola Englund demonstrando a utilização de plugins de guitarra ao vivo (é possível habilitar legendas em português no YouTube):

Já entrou em nosso grupo do Whatsapp?

E aí, deu para compreender o passo a passo de como usar plugins de guitarra no palco? Até que não é tão difícil, fala a verdade! Portanto, agora você precisa montar a aparelhagem e fazer os testes necessários para que o seu sistema virtual rode “lisinho” ao vivo. 

Finalmente, se você gostou deste texto e quer ser avisado assim que publicarmos outros conteúdos similares, não deixe de integrar o canal do Whatsapp da Guitarload! Essa é a melhor maneira de ficar antenado às novidades do mundo da guitarra. Aproveite! 

Enfim, obrigado! Muitos bends.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp