Apesar de os solos de guitarra não viverem seu tempo mais popular na história da música, são tão importantes quanto os vocais, acredita Jerry Cantrell. Em nova entrevista, o músico resumiu o que um solo deve representar para a canção.
“Um solo é parte da música. É tão importante quanto uma parte vocal. Tem que ter esse tipo de impacto cantante”, iniciou o membro do Alice in Chains no recente bate-papo com Rick Beato.
Momento memorável
Ele ainda explicou que, apesar de ser fã de guitarristas virtuosos, acabou se enveredando por uma abordagem mais melódica em seus solos. “Sou um grande fã de Eddie Van Halen, mas sempre soube que nunca seria capaz de fazer aquelas coisas”.
Cantrell também citou Yngwie Malmsteen, Steve Vai e Steve Morse, chamando-os de “fritadores absolutos”. “Mas eu meio que me inclinei um pouco para Tony Iommi, Jimmy Page e os irmãos Young – um pouco mais de ‘carne e batata’”, brincou.
Seja como for, “solos são realmente importantes”, disse o músico. “Eles têm de ser líricos e musicais. Têm de levar o ouvinte para outro lugar, no qual a música ainda não esteve. O solo precisa ser memorável, sabe? E tem que ter uma vibe… Isso é mais importante do que a técnica, eu acho”, finalizou.
Abaixo, confira a entrevista na íntegra (em inglês):
As informações são do site Guitar.com.