O baterista Alex Van Halen revelou a ousada proposta de revitalizar a banda Van Halen com a ajuda de inteligência artificial (IA). O grupo encerrou as atividades em 2020, quando o icônico guitarrista Eddie Van Halen morreu em decorrência de câncer.
Nesse contexto, Alex afirmou que contatou a empresa OpenAI para analisar os “padrões de como Edward teria tocado algo”. O objetivo é criar novos solos de guitarra que capturem a essência musical de seu saudoso irmão.
Alex também externou o curioso desejo de ter Robert Plant, lendário vocalista do grupo Led Zeppelin, como frontman desse novo projeto musical, mesmo sem vê-lo há mais de 30 anos.
“Você vai pensar que estou louco, mas, quando as condições forem certas, as coisas se manifestarão”, garantiu o baterista em uma recente conversa com a revista Rolling Stone.
Polêmica
Segundo as informações do portal O Globo, Wolfgang, filho de Eddie, não apoia a ideia. “Nas próprias palavras do meu pai, ele lançou o que ele achava que valia a pena. Realmente não gosto quando você vê certos artistas morrerem e suas famílias passarem a lançar tudo”, disse.
Na última semana, Alex lançou a faixa “Unfinished”, que seria a última que ele criou com Eddie. A música foi disponibilizada como parte do audiobook de suas memórias, chamado Brothers, que chegou há poucos dias ao mercado.