Mais de uma centena de guitarras, amplificadores e outras “ferramentas do ofício” de Jeff Beck serão leiloados em 22 de janeiro de 2025, em Londres, Inglaterra. A venda traz alguns dos instrumentos mais usados por Beck, abrangendo desde a era Yardbirds até sua última turnê de 2022.
A esposa de Jeff Beck, Sandra Cash, disse: “Essas guitarras eram seu grande amor e, quase dois anos após sua morte, é hora de me separar delas, como Jeff desejava. Depois de pensar muito, decidi que elas precisavam ser compartilhadas, tocadas e amadas novamente.”
Guitarras legendárias
Sem dúvida, a icônica Gibson Les Paul “Oxblood” de 1954 é um dos destaques do leilão, cujo valor pode chegar a 500 mil libras esterlinas (mais de R$ 3,6 milhões, na cotação atual e em conversão direta). O modelo foi amplamente utilizado por Beck na década de 1970.
Outra Les Paul famosa que integra o leilão é a chamada “Yardburst”, uma Gibson de 1959 que entrou em ação especialmente durante a era Yardbirds de Beck. Estima-se que o valor da guitarra chegue a 60 mil libras esterlinas, algo em torno de R$ 440 mil.
Outros equipamentos marcantes que vão a leilão são as guitarras “Tele-Gib”, Fender Stratocaster Sunburst de 1954, Jackson Soloist “Tina” e Fender Stratocaster “Anoushka”. Para mais informações, acesse o site da casa de leilões Christie’s.