As diferenças mais óbvias entre guitarras Gibson Les Paul e Fender Stratocaster incluem a captação, tipo de construção e madeira utilizada. Mas qual seria a característica particular de cada um desses modelos que mais contribui para essa “sensação ao tocar” tão diferente entre os dois instrumentos?
Em vídeo publicado em seu canal oficial no YouTube, o guitarrista Rhett Shull convidou o especialista Ben Calhoun, da loja Righteous Guitars, para explicar por que a diferença no comprimento da escala entre esses dois modelos é responsável por “enorme parte” da sensação diferente ao tocar cada uma das guitarras.
“O comprimento da escala da guitarra tem um grande impacto em como você sente a guitarra ao tocar. A Fender Stratocaster tem 25,5 polegadas na escala, já a Gibson Les Paul apresenta tipicamente 23 e ¾ polegadas. Quanto mais longa é a escala, mais tensão você vai precisar para alcançar a mesma nota. A quantidade de esforço é muito maior. Por isso, a Fender é mais rígida do que a Les Paul”, explicou.
A diferença entre Gibson Les Paul e Fender Stratocaster
Em outro ponto do vídeo, o guitarrista deu sua visão sobre como o comprimento da escala pode influenciar na compra de uma guitarra. Tanto Shull quanto Calhoun concordam que essa diferença realmente existe, mas não é o único fator decisivo que forma o timbre dos instrumentos.
“Na minha experiência tocando guitarra, essa diferença entre as escalas na verdade não importa muito. Essa diferença realmente influencia muito na sensação ao tocar, mas não é isso que faz uma guitarra ser boa ou ruim. Não é o que afeta o timbre de uma maneira geral. O que importa mais é a maneira como toco. Se a guitarra é mais fácil para fazer bends, vou apostar neles, por exemplo”, explicou.