Uma guitarra barata costuma ser indicada para iniciantes e apresenta características menos sofisticadas do que instrumentos mais caros. Mas será que basta adicionar um captador mais caro para que o som desses equipamentos mais em conta seja transformado para melhor?
Esse foi o experimento de um vídeo do canal That Pedal Show, apresentado por Daniel Steinhardt. Na publicação, o guitarrista testa uma Squier Telecaster Affinity com seus captadores originais e compara com o som após a troca da captação por uma de custo maior.
“Será que apenas essa mudança será suficiente para transformar essa guitarra em algo extraordinário? Para o teste, vou adicionar um pedal Boss Blues Driver e um amplificador Fender Deluxe Reverb para ampliar a comparação. Esses captadores originais não apresentam um equilíbrio bom: o do braço é muito fechado e ‘escuro’. Já o da ponte tem um som com muito brilho”, comenta.
Para ampliar a comparação entre as configurações, Daniel mostra como soa a guitarra com o captador da ponte e do braço com o som cru e também adicionando o efeito do pedal e do amplificador.
“Eu consegui emprestado alguns captadores bem legais da Ron Ellis. Vou trocar os captadores e ver a diferença. Observando bem, dá para notar a mudança, não é uma diferença sutil. Você sente a guitarra diferente. Tem outra dinâmica. A maneira que a guitarra responde à palhetada muda totalmente. Isso é muito interessante”.
Captador caro e guitarra barata
Mas afinal, qual foi o veredito após a comparação? De acordo com o youtuber, embora o som realmente fique muito melhor com o captador mais caro, outros aspectos da guitarra mais barata acabam contribuindo para que a sonoridade não avance tanto, mesmo com a modificação.
“Eu sabia que os captadores poderiam fazer diferença, mas nesse caso foi uma grande mudança! A ponte agora apresenta um som clássico da Tele e o braço está com um som mais limpo. O equilíbrio está bonito. Mas será que essa mudança faz com que eu realmente queira tocar essa guitarra? A resposta é não! Isso transformou a guitarra, mas a guitarra como um todo não é legal para mim. O braço é muito fino, o corpo é muito pesado. Para uma guitarra barata, acho ok, pode ser bom para uma pessoa aprender. Mas se comparar com um instrumento mais avançado, não tem como”, completa