Estudar teoria musical pode fornecer importantes ferramentas na hora de compor um riff ou um solo de guitarra. De acordo com vídeo compartilhado pelo guitarrista Kiko Loureiro, entretanto, existe uma razão pela qual Dave Mustaine, seu chefe no Megadeth, não utiliza teoria na hora de escrever suas músicas.
“Ele não usa nenhuma teoria. Sabe, as pessoas são diferentes. Um compositor pode tocar algo e simplesmente imaginar as montanhas, o mar, a guerra… Imaginar coisas! Ele consegue relacionar um riff a uma metralhadora ou a uma bomba explodindo, no caso do Megadeth. Você pode tocar um acorde e imaginar o sol, um barco navegando. Agora, existem pessoas que precisam da teoria. Eles precisam dos nomes e das coisas organizadas para extrair sentido. Por isso algumas pessoas usam a teoria”, explicou.
Dave Mustaine e teoria musical
Em outro trecho do vídeo, Kiko relembrou um momento inusitado que aconteceu quando a banda foi convidada para visitar a prestigiada escola de música Berklee, na cidade americana de Boston.
“Teve um dia que estávamos tocando em Boston e fomos convidados para visitar a Berklee College of Music. Tinha um pessoal lá tocando ‘Tornado of Souls’! Eles estavam discutindo sobre a música, o solo, as diferentes partes. Eu falei: ‘Essa é uma grande música porque tem um B menor eólio, mas tem uma tríade de E maior junto e tudo mais’. Aí o Dave fez uma cara para mim tipo: ‘Que?’”.