A Kemper anunciou o lançamento do recurso Liquid Profiling, que promete levar a experiência dos usuários da marca a outro nível. De acordo com Christoph Kemper, fundador da empresa alemã, a novidade é o “casamento perfeito” entre as tecnologias de modelagem e de captura do timbre de amplificadores de guitarra.
Assim, os já conhecidos profiles poderão trabalhar em conjunto com a modelagem de comportamento dos controles dos amplificadores. “A parte que modelamos é uma pequena fração do amplificador. Com o Kemper Liquid Profiling, queríamos apenas modelar o que você tem em mãos: bass, middle, treble, presence e por aí vai”, explicou Christoph.
A divulgação da novidade foi realizada em entrevista exclusiva ao canal ToneJunkie TV durante a NAMM. Embora a edição de 2023 da famosa feira de música tenha ocorrido no último mês de abril, nos Estados Unidos, a entrevista foi divulgada nesta semana.
| Leia também: Kemper lança sistema de overdrive com sons clonados de pedais clássicos
Vantagens do Kemper Liquid Profiling
Até hoje, os profiles dos produtos da Kemper e de seus concorrentes do mercado eram uma espécie de “fotografia” de uma regulagem específica de um amplificador real. Em outras palavras, o som era praticamente estático. Assim, os controles de equalização e de ganho se comportavam de forma genérica em todos os profiles.
Essa era uma das grandes críticas dos guitarristas à tecnologia de captura de amplificadores. No entanto, o chamado Liquid Profiling agora traz a modelagem do comportamento dos controles de equalização e ganho de vários modelos. Na prática, isso quer dizer que os botões vão reagir de forma muito similar ao dos amplificadores originais.
Por exemplo, o knob de agudos de um amplificador Mesa Boogie Rectifier interfere diretamente na estrutura de ganho. É justamente esse tipo de interatividade que estará presente na tecnologia Kemper Liquid Profiling. Acima de tudo, a novidade vai trazer mais liberdade, realismo e versatilidade aos timbres.
Primeiramente, a atualização do Kemper Profiler vai oferecer cerca de 40 modelagens de canais de amplificadores famosos, mas a intenção da companhia é aumentar a biblioteca gradativamente. Assim, o guitarrista pode aplicar a tecnologia aos profiles já existentes. O recurso Liquid Profiling será totalmente gratuito, mas ainda não há data oficial para o lançamento.
Outras novidades da Kemper
Na mesma entrevista, Christoph Kemper revelou outras novidades que devem ser disponibilizadas em breve para os usuários dos produtos da marca. Em seguida, confira as atualizações anunciadas junto à divulgação do Kemper Liquid Profiling:
- O Kemper poderá ser utilizado como interface de áudio via conexão USB;
- O recurso de Profiling Assistant será adicionado à plataforma Rig Manager;
- Criação de um Marketplace integrado ao Rig Manager;
- Suporte a dispositivos Android para controle remoto do Kemper.
Por fim, Christoph Kemper despistou sobre a intenção de lançar um “Kemper 2”. O questionamento ocorreu porque muitos usuários da marca desejam o lançamento de um sucessor do Kemper original, que está no mercado desde 2011. Porém, isso não parece estar nos planos da empresa por enquanto.
Para mais informações, acesse o site da Kemper.