A segunda metade da década de 1960 foi de grande efervescência cultural em todo o mundo, especialmente na música.
No universo da guitarra não foi diferente. Experimentalismos e psicodelia fizeram com que guitarristas buscassem novos sons, explorassem outros timbres. O advento dos pedais de fuzz, dos amplificadores saturados deram novos ares ao rock ‘n’ roll.
Por volta de 1967, um jovem chamado Randall Smith passou a ganhar fama na comunidade musical de São Francisco ao fazer modificações em amplificadores de artistas e bandas como Steve Miller, Grateful Dead e Jefferson Airplane, entre outros.
A modificação preferida dos músicos era nos Fender Princeton, de 12 watts e 1×10”, que ganhavam falante de 12” e passavam a ter a potência de incríveis 100 watts. Essa modificação fazia com que o pequeno Princeton — amp recomendado para estudo e ensaios — se transformasse num combo poderoso, portátil e suficiente para a maioria das gigs.
Um sonho para a maioria dos guitarristas; especialmente os que não tinham roadies! Randall Smith tinha o hábito de colocar seus Princetons modificados na vitrine da loja Prune Music, para mostrar do que os pequenos amplificadores eram capazes após suas modificações.
Parceria com Santana
Foi num desses dias que Carlos Santana passou em frente à loja e se impressionou com o que ouviu. Curioso, o guitarrista testou o amp e disse: “Man, that little thing really Boogies”.
Nascia ali o Princeton Boogie, amplificador adotado por Santana e que serviu de ponto de partida para a revolução que Randall Smith estava preparando para os sons de guitarra: a introdução aos amplificadores high-gain.
Dessa parceria entre Santana e a Mesa/Boogie, empresa que foi em parte batizada pelo guitarrista, vieram ideias que resultaram no amplificador Mark I, que, com o perdão do trocadilho, é um marco para os amps de boutique que conhecemos hoje(…)
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