O guitarrista Alex Lifeson, conhecido mundialmente pelo trabalho com o Rush, revelou em entrevista recente que ainda usa sua primeira guitarra em gravações.
O instrumento, um modelo japonês barato comprado por seus pais em 1967 por apenas 57 dólares, passou por uma repintura, mas continua presente em seu estúdio. “Eu pego ela de vez em quando. É meio que uma sensibilidade à la Jack White: ‘Vou pegar essa guitarra ruim e ver o que acontece’”, brincou Lifeson na conversa com a Guitar World.
Trata-se de uma guitarra semiacústica da marca Canora, de cor vermelha e equipada com captadores single-coil. “Pra ser honesto, ainda não tive muito sucesso com ela… [risos]. Mas você entende o que quero dizer”, brincou.
Abaixo, você confere uma montagem da guitarra nas mãos do Alex do presente e do jovem Alex:
Arsenal diferenciado
Na busca por diferentes texturas sonoras, o músico também mencionou que tem experimentado captadores P90, mesmo não sendo sua preferência tradicional. “Agora percebo que a questão é justamente a tonalidade. Crio diferentes timbres”, explicou.
Sobre seus equipamentos mais usados, Lifeson destacou a ES-335, as guitarras da sua marca Lerxst, algumas Telecasters e uma variedade de amplificadores. No set, há desde amplificadores clássicos como Marshall e Mesa Boogie Mark V até seus próprios modelos Lerxst e um cabeçote Bogner.
A coleção de Alex ainda inclui compressores da Universal Audio e cerca de uma dúzia de violões de alta qualidade. “Estou colecionando equipamentos há 50 anos, então tenho um bom arsenal aqui no meu apartamento. Estou bem servido”, finalizou.