Desde que a pandemia de covid-19 passou a assolar o mundo, inúmeros artistas se inspiraram nesses tempos difíceis para compor músicas e até mesmo álbuns inteiros. Mas por que será que o Dream Theater resolveu não escrever sobre esse assunto?
Segundo o vocalista James LaBrie, as pessoas estão “inundadas de negatividade” e escrever letras sobre o isolamento social serviria apenas para colaborar com esse estado de escuridão. “Eu e o John Petrucci sentamos e decidimos que não íamos escrever nada sobre a pandemia. Nós deixamos isso claro desde o começo. Tenho certeza que muitos artistas já se incumbiram dessa tarefa. Decidimos escrever sobre o que pensamos”, explicou.
O tema foi comentado por James LaBrie durante entrevista para o canal do Kyle Meredith, com trechos reunidos pela Ultimate Guitar. O assunto surgiu poucos meses depois que o Dream Theater lançou seu novo álbum “A View From the Top of the World.”
Dream Theater e a pandemia
Em outro trecho, James LaBrie afirmou que sempre pretendeu explorar aspectos da espiritualidade humana em suas letras e abordar uma perspectiva de que podemos ser resilientes aos problemas. “Se todos nós acreditarmos nisso, tenho certeza que viveremos em um lugar melhor. Sei que podemos superar isso e transcender toda a negatividade”, completa.