Entenda o conceito por trás de Theory of Mind, novo disco de Kiko Loureiro

Álbum foi analisado por Marcelo Vieira na edição #134 da revista Guitarload

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Kiko Loureiro lançou no mês de outubro o disco Theory of Mind, que reúne 11 faixas cheias de feeling e técnica — a rara associação é mais uma prova do que o mundo inteiro já sabe: o brasileiro é um dos melhores guitarristas da atualidade.

Por trás do som do disco, porém, há um conceito profundo e moderno que pode ter passado despercebido por alguns ouvintes. Na edição deste mês da revista Guitarload, o jornalista Marcelo Vieira dissecou a temática do trabalho.

“O novo álbum de Kiko Loureiro vai muito além de uma coleção de virtuoses na guitarra”, iniciou o profissional. “Trata-se de uma obra profundamente reflexiva que explora temas como conexão humana, empatia e a presença crescente da inteligência artificial em nossas vidas.”

Dessa forma, Kiko utiliza o conceito psicológico de “teoria da mente” — a habilidade de compreender os estados mentais de outras pessoas — como fio condutor para uma narrativa musical rica e provocante. Cada faixa do álbum funciona como um capítulo em uma história. 

“A música de abertura, ‘Borderliner’, simboliza a primeira compreensão de autoconsciência de uma criança”, exemplificou Marcelo. “A partir daí, o álbum avança em camadas, refletindo a complexidade crescente das interações humanas.”

Em outras palavras, cada faixa é uma peça de um quebra-cabeça maior. “O álbum como um todo oferece uma experiência desafiadora, mas recompensadora. Theory of Mind é uma obra indispensável”, garantiu o jornalista da Guitarload. 

Curtiu essa amostra e quer ler a resenha na íntegra? Basta acessar a edição atual da Revista Guitarload, que está disponível gratuitamente por tempo limitado. Além da análise do disco do Kiko Loureiro, você confere entrevistas exclusivas com John Petrucci, Michel Oliveira e Miltinho Romero. Não perca!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp