O leilão, focado inteiramente em itens da história da música, também contou com uma luva preta de lantejoulas de Michael Jackson, uma regata usada por Madonna em cima do palco e o certificado de casamento de Elvis Presley.
Mas foi a guitarra usada por Harrison que atingiu o maior preço de venda no evento, que aconteceu no Hard Rock Café de Nova York, nos Estados Unidos. De acordo com o Julien’s, a guitarra Maton foi emprestada a Harrison pela Barratt’s Music Store enquanto a lendária guitarra Gretsch Country Gentleman estava passando por um reparo. Harrison tocou com a Maton em quase doze shows entre julho e agosto de 1963, incluindo uma apresentação na cidade natal da banda, Liverpool.
A Maton foi eventualmente devolvida à Barratt e vendida pouco depois a Dave Berry e ao guitarrista do Cruisers Roy Barber. Após anos de uso, a Maton ficou guardada por duas décadas, até que a viúva de Barber a colocou em leilão no Sotheby’s.
Treze anos depois, a guitarra de George Harrison foi novamente levada a leilão, com valor de venda estimado entre US$ 400 mil e US$ 600 mil.
As informações são da Rolling Stone.