Famoso por sua estrada no heavy metal ao lado do Claustrofobia, onde esteve por quase 20 anos, o guitarrista e professor Alexandre de Orio recebeu um convite inusitado para lecionar alguns meses na Swarnabhoomi Academy of Music – localizada na cidade de Chennai, na Índia.
Leia também: 7 guitarristas que mereciam estar em bandas melhores, segundo Luke Spencer
“Minhas aulas são mais voltadas ao jazz, mas, obviamente, também estou passando bastante conteúdo sobre a música brasileira, os ritmos etc. Apesar disso, temos muitos alunos que gostam de metal e eles curtem muito o Sepultura”, disse.
Embora lecionando jazz e música brasileira, o lado metal do guitarrista foi colocado em prática a pedido dos alunos.
“Quando eles souberam que também toco metal e que já toquei com o Sepultura na época do Claustrofobia e fiz alguns eventos com o baterista Eloy Casagrande, eles pediram que eu tocasse algumas vezes Sepultura nas apresentações. Acabei gravando ‘Arise‘ com uma banda local chamada Godless. Na verdade, fizemos uma jam e gravamos ao vivo”, detalha.
Guitarrista brasileiro professor na Índia
Bacharel em guitarra pela FAAM, Alexandre De Orio é o idealizador do projeto Metal Brasileiro e autor do livro “Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra – Volume 1 – Samba Metal”, no qual explica, de forma mais científica, a fusão do heavy metal com ritmos brasileiros.