O que vem antes: a letra ou o riff? Obviamente, a resposta depende de cada músico, mas, para James Hetfield, a parte instrumental é sempre a prioridade.
“Seja apenas uma fuga da vida ou o que quer que seja, adoro a minha pequena sala de música. Tenho um computador, algumas guitarras e um pequeno equipamento já configurado, então só preciso tocar”, iniciou ele em entrevista recente ao podcast The Metallica Report.
O líder da famosa banda de metal afirmou que prefere esse método porque é “nutritivo para a alma”. Ele explicou: “Não é tanto praticar, é apenas criar. Sempre há ideias. Eu me inspiro em todos os tipos de música que estou ouvindo.”
Riff ou letra?
Embora se mostre aberto a outros métodos de composição, Hetfield contou que gosta de começar pela parte instrumental. “Sou do jeito antigo, meio Tony Iommi, em que construímos a música em torno do riff em vez da letra.”
O músico finalizou: “Bob Rock foi o cara que disse: ‘Vocês escrevem ao contrário; vocês deveriam ter a letra e construir a música em torno dela.’ Mas não, fazemos o oposto, desafiando coisas desse tipo.”