Em uma entrevista ao Starling Cast, podcast apresentado por Mateus Starling durante o evento Tagima Dream Team 2024, o guitarrista Juninho Afram, da banda Oficina G3, compartilhou que tem planos de lançar um material didático para guitarristas.
Conhecido por sua influência no rock e no cenário gospel, Afram explicou que já tem parte do conteúdo planejado em um software de gestão de projetos, mas ainda não conseguiu avançar com ele devido a outros compromissos profissionais. O material não tem uma data de lançamento prevista.
“Eu quero fazer, mas eu ainda não dei o start. A verdade é essa, porque tenho tantas outras coisas agora para executar. Então, isso acaba ficando em segundo plano”, explicou Afram.
O guitarrista destacou que, apesar da grande quantidade de materiais didáticos disponíveis na internet, sua proposta é trazer uma abordagem pessoal para o seu curso, focada em como ele percebe a música e seus processos criativos.
“Eu acho que é legal explicar como você enxerga, porque, afinal de contas, quem está comprando, está comprando o Juninho”, afirmou Afram, enfatizando que o conteúdo refletirá sua visão sobre a música.
Processo de composição
Além de discutir seus planos educacionais, Juninho também compartilhou seu processo de composição de solos, que ele vê como uma forma de contar histórias.
“Eu desenvolvi uma outra coisa, que é essa coisa de contar uma história. Então para mim o solo é assim ó: ter o começo, o meio e o fim. Eu coloco um loop e fico improvisando, na minha cabeça estou contando uma história”, comentou o guitarrista.
Seu processo envolve várias tentativas até que a narrativa do solo esteja clara, momento em que ele grava suas ideias em três ou quatro takes.
Assista ao trecho da entrevista no vídeo abaixo: