Existem no mercado diversas ferramentas que adicionam efeitos em cada instrumento de forma separada durante o processo de mixagem. Porém, em uma iniciativa curiosa, o guitarrista e produtor Lisciel Franco aceitou o desafio de utilizar apenas pedais de guitarra e baixo para inserir esses efeitos nas tracks.
Para mixar a música “Dead Vultures”, do artista Misael Pacheco, Lisciel Franco contou principalmente com pedais da marca Fuhrmann. “Usei basicamente chorus, delay e compressor. Todos os instrumentos estavam bem gravados, isso ajudou no trabalho”, explicou, em entrevista à Guitarload.
Diante do caráter curioso desse processo, Lisciel decidiu fazer um vídeo mostrando como realizou o trabalho. O produtor detalhou o passo a passo do que ele chamou de “mixagem conceitual”.
“O ponto de partida foi a timbragem de cada faixa individual. Depois acertei os volumes para então passar tudo por um compressor na mixagem final”, comentou.
De acordo com o profissional, um dos grandes desafios desse tipo de mixagem é a lentidão do processo, que necessita de muitos cabos e pedais. Outro ponto foi entender o que a música estava pedindo para, então, regular o volume e ajustar os pedais da melhor maneira possível.
Confira o processo de mixagem com pedais no vídeo incorporado abaixo:
Mixando com pedais
No que diz respeito à ordem dos instrumentos na mix, a linha de canto foi a primeira a ser trabalhada. “Utilizei um efeito estéreo utilizando dois chorus na voz. Gosto muito desse resultado”, observou.
O baixo foi o último instrumento mixado, com o auxílio de um pedal de slapper e um de gate. O produtor explicou que o compressor no final tem o objetivo de “amornar” o som.
Os pedais, segundo ele, foram fundamentais para compor o timbre ao longo do processo.
Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda