Em uma situação hipotética de escolha entre uma ótima guitarra ou um ótimo amplificador, Yngwie Malmsteen disse que optaria pela segunda alternativa e explicou o porquê.
“Sabe, eu realmente não gostaria de ter nenhuma dessas combinações (risos). Mas você pode fazer uma guitarra de merda funcionar, na verdade; você pode fazer isso, pois você sempre pode superar a porcaria física de uma guitarra”, afirmou o sueco ao enaltecer um bom amplificador.
“Se a guitarra for boa, um amplificador ruim não vai fazer com que ela valha a pena, porque não vai produzir nada; a combinação não vai funcionar. É uma hipótese meio estranha, porque eu nunca permitiria que isso acontecesse. Mas é isso”, finalizou Malmsteen na conversa com a Guitarist.
Posição contrária
Em entrevista concedida no mês passado, Steve Morse recebeu a mesma pergunta que Malmsteen, mas revelou uma opinião bem diferente. “Cara, essa é difícil, mas a guitarra vence”, disse o músico na oportunidade. “O amplificador é uma grande parte das coisas, mas a guitarra é a maior.”
Segundo Morse, “alguns amplificadores baratos soam 80% tão bem quanto um ótimo amplificador”. Por outro lado, ele acredita que “a maioria das guitarras baratas não consegue fazer nada parecido com a gama de sons” oferecida por seus instrumentos signature.