Em nova entrevista, Tommy Emmanuel revelou que sua conexão com a música sempre foi mais emocional do que teórica — mais do que isso, o renomado violonista e guitarrista australiano deixou claro que nunca se preocupou com o estudo musical formal.
“Nunca tive um grande desejo de entender a teoria, porque eu estava muito ocupado ficando pasmo com a beleza e o poder da música”, disse o músico de 69 anos na conversa com a equipe da Thomann’s Guitars & Basses. “Nunca tive aulas. Não leio partitura. Nunca realmente penso sobre teoria.”
Situação engraçada
Tommy compartilhou uma história curiosa: “Eu me lembro da primeira vez em que eu estava dando uma masterclass no Berklee College of Music, em Boston. Foi realmente estranho. Eu estava em uma sala com 400 alunos — e eu era o único músico que não sabia ler partitura.”
Em certo momento, um dos estudantes elogiou Tommy. “O jovem se levantou e disse: ‘Eu realmente amo como você usa esse mixolídio…’ E eu respondi: ‘Eu usei?’ Eu não sei — na verdade, eu sei o que é, mas não consigo nomear isso.”
Por fim, o instrumentista destacou que “realmente admira” quem domina a teoria musical e lê partitura, mas que ele não consegue trabalhar da mesma forma. “Eu tentei muitas vezes, porém simplesmente não entra na cabeça”, explicou.
As informações são da Ultimate Guitar.