Suposta guitarra perdida de Bob Dylan gera polêmica

Americana afirma que encontrou o instrumento; o músico nega

A guitarra tocada por Bob Dylan no Festival de Newport Folk, em 1965, fez parte de uma apresentação memorável que o gabaritou como um dos maiores artistas do mundo. O instrumento, no entanto, esteve desaparecido por 47 anos até que Dawn Peterson, uma mulher de Nova Jersey, procurou a produção do programa History Detectives, do canal PBS, afirmando que tinha a guitarra em mãos.

Dawn relata que a Fender Stratocaster foi esquecida pelo músico em um avião pilotado pelos pais dela. Na mesma caixa em que estava guardado o instrumento, foram encontrados manuscritos de canções que seriam lançadas nos anos posteriores. Ambas as raridades tiveram a autenticidade confirmada por especialistas entrevistados pelo programa de TV, que irá ao ar nos Estados Unidos no próximo dia 17.

Andy Babiuk, especialista em antiguidades relacionadas à música, afirmou: “Estou 99,9% certo de que é verdadeira – e minha credibilidade está em jogo.”

Em comunicado oficial, Bob Dylan negou a autenticidade do instrumento por meio de seu advogado, Orin Snyder. “Bob tem a posse da guitarra de 1965, mas realmente outras guitarras Stratocaster foram roubadas naquela época”, afirmou.

Além de toda a polêmica, fica a dúvida se Dawn Peterson tem de fato o direito sobre a guitarra, que pode valer até US$ 1 milhão. Por ora, ela afirma que não vai vender a raridade e que a mantém em um lugar seguro e climatizado.

Fonte: Rolling Stone

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!