Morre o guitarrista Johnny Winter

Grande nome do blues, Winter tinha 70 anos 
O músico norte-americano Johnny Winter morreu ontem (16), aos 70 anos, em um quarto de hotel em Zurique, na Suíça. O guitarrista estava a poucos meses de lançar o 19º disco de estúdio, Step Back, previsto para setembro.

A notícia da morte de Winter foi dada pela mulher de um antigo colega, Rick Derringer. “Uma fonte de confiança disse-nos que o Johnny faleceu esta manhã em Zurique, na Suíça. Ele não estava bem de saúde e encontrava-se muito fraco e frágil”, disse ontem. Nesta manhã, o perfil oficial do músico confirmou a informação.

“Não é segredo que o Johnny estava doente há muitos anos”, comentou o editor da revista Blues Magazine, Ed Mitchell, citado pela Classic Rock. “Mas ele parecia superar essa luta sempre que tocava ao vivo. Não há ninguém cujo slide soasse tão doce, feroz e contundente. O Johnny Winter a brilhar numa Gibson Firebird é uma imagem icônica”.

Nascido no estado do Texas em 1944, Winter começou a tocar na adolescência com grandes nomes do blues, como Muddy Waters e B.B. King, tendo lançado o primeiro álbum, The Progressive Blues Experiment, em 1968. Nos anos 70, o músico batalhou contra a dependência de drogas e, em 1977, colaborou com Muddy Waters no álbum Hard Again, sendo premiado com um Grammy. Nos anos seguintes, voltou a produzir discos do amigo: I’m Ready , em 1978, e King Bee , de 1981. Vencedor de três Grammys pelo seu trabalho com Muddy Waters e considerado o 63º melhor guitarrista de sempre pela Rolling Stone, Johnny Winter tocou no histórico festival de Woodstock de 1969 e é irmão do também músico Edgar Winter. As informações são do portal Blitz.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!