Guitarrista da banda The Moody Blues, Justin Hayward foi recentemente perguntado pela equipe da Guitarist Magazine sobre como conseguir um bom som ao vivo.
“Sempre, a cada show, coloco o volume dos amplificadores baixo e começo assim. Acho que passar o som com volume alto é sempre um desastre. Apenas comece baixo e aumente aos poucos, esperando que os bateristas concordem com esse conceito… O que eles nunca fazem”, disse o músico de 71 anos.
“Além disso, você nem sempre precisa de um PA grande. Descobri que, nos meus shows solo, PAs menores são sempre melhores, mais doces e confortáveis para todos na sala”, completa.
Como lidar com o público
Justin Hayward também falou sobre a maneira certa de se reportar às pessoas na plateia.
“Eu acho que é preciso apenas ser você mesmo, ser honesto. Se você está tendo um problema, compartilhe-o com as pessoas. Mantenha-se leve e lembre-se sempre de que há uma espécie de cortina de vidro entre você e o público que você realmente não deve atravessar”, revela o guitarrista.
“Nunca entre em um diálogo pessoal com alguém na plateia. Mantenha as pessoas envolvidas com a música, porque, se você sabe que a música é boa, se você está confiante e bem ensaiado, basta perseverar!”.
Confira: Vídeo ensina a dominar técnica de Freddie King, um dos três reis do blues
Equipamento
Além disso, Justin aproveitou para descrever os equipamentos que tem utilizado com a banda The Moody Blues.
“Uso uma Gibson 335 vermelha de 1963, uma Telecaster 1965 e alguns violões. Também tenho uma Boss GT-3, que uso desde os anos 1990, além de alguns pedais. Há um estéreo a partir disso, que vai para um Fender Dual Professional no lado esquerdo e para um combo Mesa Boogie no lado direito”, conta.
Em seguida, você pode assistir a Justin Hayward em ação com a banda The Moody Blues:
Quer mais informações sobre Justin Hayward? Então visite o site do guitarrista.