Tom Morello revela como surgiu sua técnica de chave seletora

“Tropecei nessa técnica quando estava na faculdade”, conta o guitarrista
Tom Morello usando a técnica de chave seletora

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

É possível afirmar que o estilo de tocar guitarra de Tom Morello é baseado em três conceitos principais: riffs matadores, uso do pedal de Whammy e alternância da chave seletora.

Pois bem, durante uma recente sessão de perguntas e respostas, um fã pediu explicações sobre o uso do killswitch, e o fundador do Rage Against The Machine disse: “Não é um botão tipo killswitch, mas a chave seletora padrão”.

“Tropecei nessa técnica quando estava na faculdade. Todas os jovens descolados tinham a guitarra de Eddie Van Halen, que possuía apenas um botão, o de volume. Eu tinha uma Explorer desagradável que contava com muitos botões e uma chave seletora, então decidi encontrar uso para ela”, concluiu Morello.

Leia: Tom Morello: “A guitarra pode ser politicamente revolucionária”

Maior desafio

No mês de maio, Tom Morello falou sobre o trecho de guitarra mais desafiador que já compôs. De acordo com o músico, foi parte do solo de “Know Your Enemy”, faixa lançada em 1992 no disco de estreia do Rage Against the Machine.

Descrevendo o trecho em questão como uma “combinação de mudança muito rápida da chave seletora e legatos realmente velozes”, o guitarrista explicou: “Eu me lembro de ser insultado em uma entrevista que fiz na época, não lembro com quem foi… Esse cara me perguntou se eu tinha diminuído a velocidade da fita, tocado o solo e depois acelerado para soar daquele jeito. Eu fiquei tipo: ‘Seu filho da mãe, pratiquei 20 mil horas para poder tocar assim! Vou diminuir a velocidade da sua fita, seu idiota!’.”

Em seguida, ouça “Know Your Enemy” – a parte do solo a que Morello se referiu começa por volta de 3:15.

Deseja ficar antenado a outras opiniões de Tom Morello? Então acompanhe a página oficial do guitarrista no Facebook.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp