John 5 fala sobre slap na guitarra e sons malucos que tira sem efeitos

A técnica de slap na guitarra não é tão conhecida quanto aquela, clássica, reproduzida no baixo. Um dos grandes guitarristas da atualidade, John 5, falou sobre esse recurso.
Foto: reprodução / YouTube

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A técnica de slap na guitarra não é tão conhecida quanto aquela, clássica, reproduzida no baixo. Aliás, a origem do slap vem do instrumento grave, porém, não significa que não possa ser reproduzida nas tradicionais seis cordas.

O método de execução é o mesmo, embora a intensidade seja um pouco diferente, já que as cordas da guitarra são mais finas e agudas que as do baixo. E um dos grandes guitarristas da atualidade, John 5 (Rob Zombie e ex-Marilyn Manson, também em carreira solo), passou a usar slap na guitarra recentemente.

Em entrevista ao podcast Guitar Spark, com transcrição do Ultimate Guitar, John 5 revelou ter usado a técnica em seu álbum solo mais recente, “Invasion”.

“Faço slap na guitarra em todo o disco. Faço em ‘Zoinks!’, na música ‘I Am John 5’, além de ‘I Like The Funk’, então, há muito slap no álbum inteiro”, afirmou ele.

John 5 revelou que conheceu a técnica há pouco tempo e simplesmente adorou. “Acho que é algo divertido e rítmico, bem diferente. Soa bem legal, mas requer muita prática para ficar preciso. Gosto muito, é bem divertido”, disse.

Ainda durante o bate-papo, o guitarrista foi questionado sobre como recriar tantos efeitos e técnicas apresentados em “Invasion” nos shows ao vivo. “Se você analisar músicas como ‘I Am John 5’, estou apenas fazendo aquela rítmica de on/off, então, só uso pedal de distorção”, afirmou.

Ele completa: “Já aquelas sonoridades doidas e coisas com slap, eu também quero reproduzir, e faço com stop-guitar. É isso que será divertido. As pessoas vão aos shows querendo ver como faço e soam como efeitos estranhos, mas, muitas vezes, sou apenas eu tocando guitarra de um jeito específico”.

Tosin Abasi e o slap na guitarra

Tosin Abasi, guitarrista do Animals as Leaders, também falou do slap na guitarra em entrevista concedida em 2018. Abasi é visto como uma das grandes referências desta técnica na atualidade.

“Eu toco um instrumento de cordas. Às vezes tem 6 cordas, às vezes tem 8, mas é por isso que se deve olhar para um baixista e dizer: ‘cara, você está fazendo isso com um instrumento de cordas, me mostre como fazer isso’. Não era como: ‘você toca baixo e isso é técnica de baixo’. É tipo: você tem cordas e trastes, eu tenho cordas e trastes, nós dois temos mãos”, declarou ele, aos risos.

Desta forma, o guitarrista desenvolveu sua técnica com auxílio do baixista Evan Brewer (Entheos), que domina um slap diferente, inspirado no flamenco.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp