Você toca Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, errado – veja a forma certa

Um dos grandes clássicos do rock, 'Stairway to Heaven', do Led Zeppelin, fez com que muita gente criasse interesse por tocar guitarra. Porém, certamente, você a toca errado.
Foto: reprodução / Facebook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Um dos grandes clássicos do rock, a música ‘Stairway to Heaven’, do Led Zeppelin, certamente fez com que muita gente criasse interesse por tocar guitarra. Não é incomum ir a um show local de rock e presenciar alguma banda fazendo uma versão do hit.

O que poucos sabem é que há uma espécie de “pegadinha” na gravação da guitarra de ‘Stairway to Heaven’. O trecho foi desmistificado pelo site da revista ‘Guitar Player’, que mostra, ainda, como tocar a passagem da forma correta.

O momento em questão acontece a partir dos 5min34seg da música. É a passagem em que Jimmy Page toca acordes “cheios”, com todas as cordas, ao invés dos dedilhados que permeia a canção nos minutos anteriores.

Os acordes não são difíceis, porém, muitas pessoas acabaram simplificando ainda mais a questão métrica ao tirarem de ouvido e não perceberam. O erro começa alguns segundos antes, em 5min28seg, na passagem entre C e G/B. Page prioriza cada shape antes de modular para um D.

Foto: reprodução / Guitar Player

Até aqui, tudo bem. Mas quando Jimmy Page parte para os acordes cheios, tudo leva a crer que ele usa a mesma pegada de mão de direita para tocar Dsus2, D e Dsus4. É o que acontece no exemplo a seguir, que pode até soar correto, mas não é a forma como ‘Stairway to Heaven’ foi, de fato, gravada.

Foto: reprodução / Guitar Player

Na verdade, a passagem foi gravada em uma métrica bem estranha para sincronizar com os compassos finais da bateria de John Bonham, “desaguando” no solo de Jimmy Page. Conforme apontado pela ‘Guitar World’, o trecho em questão conta com 7 variações de métricas: 4/4 para 3/4, para 4/4, para 5/4, para 4/4, para 7/8 e, enfim, 4/4 novamente.

Ao tocar o primeiro Dsus2 no início da passagem, Jimmy Page meio que aumenta o tempo levemente e deslocam o mesmo padrão rítmico para a batida da métrica seguinte, começando o interlúdio. Ou seja: a passagem Dsus2 – D – Dsus4 não começa no fim do compasso anterior, mas, sim, já no início de um novo compasso.

Veja a forma correta:

Foto: reprodução / Guitar Player

Sendo assim, mesmo com as mudanças de métrica, todo o interlúdio pode ser contado como 8 compassos de 4/4. É algo bem sutil, mas que faz a diferença.

No vídeo a seguir, um youtuber conseguiu pegar a diferença e mostra como tocar. Confira:

* Você está em busca de evolução na guitarra? O Music Clan oferece uma série de cursos para guitarristas que vão desde os estágios mais básicos aos avançados. Acesse o site e conheça!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp