Joe Satriani revela que só usa palhetas grossas e explica motivo

O guitarrista Joe Satriani revelou, em recente entrevista, que costuma usar as palhetas mais grossas possíveis, do tipo extra-heavy. Diferentemente de outros shredders, ele não curte palhetas finas.
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista Joe Satriani revelou, em entrevista ao canal ‘Music is Win’, que costuma usar as palhetas mais grossas possíveis. O músico não é fã das palhetas finas, que outros músicos que tocam de forma mais ágil estão habituados a utilizar.

“Uso palhetas extra-heavy na maior parte do tempo. Se estou tocando melodias ou solos, parece que essa palheta faz tudo soar um pouco mais preenchido. E foi o que notei sobre a grossura das palhetas: quanto masi fina, mais ela revela sua prórpia massa enquanto atravessa as cordas”, afirmou, conforme transcrito pelo Ultimate Guitar.

Satriani contou que usa palhetas finas apenas para tocar violão, e só se o instrumento acústico estiver em meio a vários outros em uma faixa em estúdio. Para treino de dedilhados e afins, ele adota palhetas médias. Entretanto, a preferência geral é pelas palhetas extra-heavy.

Tensão das cordas de Joe Satriani

Ainda durante o bate-papo, Joe Satriani contou que adotou encordoamento 0.09 por muitos anos, mas que mudou para 0.10 após entrar para o Chickenfoot, no ano de 2008. A banda o reunía com o vocalista Sammy Hagar, o baixista Michael Anthony e o baterista Chad Smith em prol de uma sonoridade mais hard rock.

Ele optou por cordas um pouco mais grossas porque o Chickenfoot tocava com afinação meio tom abaixo do padrão (Eb / D#). “Eu tinha várias guitarras com cordas 0.09, daí passamos a usar essa afinação e cordas 0.10 em algumas, daí precisei me decidir. Então, migrei tudo para 0.10. Assim, posso sair de uma turnê do Chickenfoot sem ter que adotar um set separado de guitarras. Facilitou minha vida”, afirmou.

A ideia de usar cordas mais grossas também deixou o som de Satriani mais preenchido, em sua opinião. Segundo ele, o novo timbre facilitou na hora de compor melodias que buscam reproduzir vocalizações.

Dependendo da variação, ele até pode adotar outras tensões de cordas, como 0.09, 0.11 e 0.12. Todavia, a principal passou a ser 0.10 desde os tempos de Chickenfoot.

Outro fato curioso é que Joe Satriani muda as cordas de suas guitarras para cada show. “Sou um rockstar mimado”, brincou.

Assista à entrevista na íntegra, em inglês e sem legendas, no vídeo a seguir.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp