Edgard Scandurra, um dos grandes guitarristas do rock brasileiro, sempre chamou atenção por sua técnica diferente no instrumento. O músico é canhoto e toca com a guitarra invertida, mas sem alterar as cordas.
Ou seja: Scandurra utiliza a corda mais fina da guitarra, a mizinha, como a mais alta. Lá embaixo, como a última corda, está a mizona, justamente a mais grave.
Em um vídeo divulgado em seu canal de YouTube, o guitarrista do Ira! revelou como desenvolveu sua técnica diferente no instrumento. Inicialmente, ele revelou que existiam conversas, nos tempos de sua juventude, associando seu canhotismo a “entidades diabólicas”.
“Lembro de comentários, acho que alguma tia, falando que canhoto era coisa do capeta. Que eu deveria amarrar minha mão esquerda e treinasse com a direita”, revelou.
Na sequência, o músico disse que queria aprender a tocar guitarra, mas não tinha um instrumento adaptado para canhotos à sua disposição. “Os instrumentos que eu tinha em casa eram do Marco, meu irmão, e eram instrumentos destros, não podia inverter as cordas como é o padrão para um canhoto. Eu tinha que tocar do jeito que estava, então, eu só pegava o instrumento e virava”, comentou.
Dessa forma, Edgard Scandurra reconhece: “Desenvolvi uma técnica que é difícil, pouquíssimas pessoas tocam assim. Acaba sendo um charme, um diferencial. O Jimi Hendrix invertia as cordas, assim como outros. Já alguns não, como o Dick Dale e a artista folk Elizabeth Colen”.
Veja a seguir o vídeo em que Edgard Scandurra fala sobre o assunto, bem como trechos de suas performances na guitarra.